Porque falta engajamento na minha EJ?

nejuser1/ setembro 20, 2017/ Sem categoria/ 1 comments

O engajamento tem como definição base o empenho de indivíduos para determinado serviço. Dessa maneira, é imprescindível que haja um bom trabalho em equipe que possa instruir todo um time a trabalhar alinhado para um mesmo objetivo. A rotina corrida e de extrema cobrança de um estudante e empresário júnior pode ser um grande empecilho para que isso aconteça de forma harmônica.

Infelizmente, muitos ainda não enxergam o propósito do MEJ: jovens comprometidos e capazes de transformar o Brasil por meio da vivência empresarial com execução de projetos, formação empreendedora e gestão. Essa falta de visão acaba afetando no rendimento do time, com a falta de presença dos empresários em capacitações, reuniões, eventos e até na participação de outras instâncias – o que seria algo crucial para o crescimento da EJ.

De acordo com pesquisa realizada pela Gallup, organizações com altos níveis de engajamento reportam ser em média 22% mais produtivas, e recebem de 25 a 65% menos reclamações de clientes.

Porque isso ocorre no MEJ?

  1. Processo Seletivo falho

O Processo Seletivo precisa ter muita estrutura e líderes que estejam preparados para lidar com diversos tipos de perfis, ou seja, saber identificar durante as etapas do PS quais são os pontos fortes dos candidatos para que sejam agregados e alinhados ao perfil da empresa. Não é válido aprovar certo número apenas para preencher papeis, mas sim verificar, de fato, quais serão os melhores e mais empenhados.

  1. Falta de estruturação do Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico é fundamental para que todo o time consiga enxergar como está o andamento da EJ, visto que nele serão atualizados a missão, visão e valores, além de se estruturar os objetivos estratégicos, táticos e operacionais em conjunto com todos os membros.

  1. Falta de dinamicidade nas reuniões (Assembleias gerais, setoriais, etc.)

Quem gosta de ir para um lugar com astral pesado? Por isso é muito importante que se valorize os membros por estarem ali, sempre agradecendo a disponibilidade, além de ter “checkins e checkouts” dinâmicos.

Por exemplo, iniciar a reunião com uma pergunta do dia: “O que você comeu hoje?; O que você fez de legal essa semana?”; ou o jogo de 3 verdades e 1 mentira: você conta curiosidades sobre você, mas uma é mentira e os membros têm que descobrir qual é! Entre outras. E o checkout como um “remember” do que será feito e da data da próxima reunião por exemplo.

  1. Falta de liderança

A liderança é caracterizada pelo exemplo, logo, se não possuímos líderes motivados e engajados qual seria o motivo de sermos engajados?

É preciso agir de acordo, estar sempre a frente de eventos, dispostos a capacitarem os membros, procurarem auxílios externos, entre outros.

Harvard Business Review divulgou no início de 2016 os 9 arquétipos a serem considerados no mapeamento do engajamento de funcionários. Para utilizá-lo, basta perguntar aos membros como eles percebem suas funções, e traçar como estão atualmente se comportando durante o trabalho. Essas respostas te levarão a perceber e traçar um plano de ação para que haja um time engajado!

Mariana Mangieri

Assessora de Comunicação

FONTES: http://lpprodutividade.com.br/blog/engajamento/ e http://setesys.com.br/blog/engajamento1/

1 Comment

  1. Porque falta engajamento na minha EJ? – NEJ UFU – Very interesting

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*