A dificuldade em ser um multi-tarefas

nejuser1/ junho 9, 2017/ Sem categoria/ 0 comments

Estar sempre ocupado é uma queixa frequente de quem, além de lidar diariamente com as atividades acadêmicas, está empenhado no cumprimento das suas metas na EJ. Isso tudo sem contar as outras atividades, tais como iniciação científica, cursos profissionalizantes e estágio, que estão presentes no dia-a-dia do Empresário Júnior e que tornam a sua rotina desafiadora.

Uma forma inteligente de acabar com essa realidade de “estar sempre ocupado” é começar a ser produtivo. Geralmente estamos tão ocupados para reservar um tempo do nosso dia para planejarmos nossas tarefas que adiamos ou ignoramos essa crucial iniciativa.

Assim, para incentivar a produtividade, é necessário procurar se conhecer e conhecer o seu ambiente e, dessa forma, você poderá atingir os mesmos resultados com menos esforços. Para estimular a produtividade existem aplicativos (Podio, Trello, Agenda do Google) e práticas (Pomodoro e Essencialismo) relacionadas ao gerenciamento de tempo que são úteis no planejamento da rotina. O importante é pesquisar e testar quais mais se adaptam ao seu perfil.

Nesse contexto, quanto mais ciente formos dos benefícios que o aproveitamento do tempo nos traz, menos tempo iremos gastar em tarefas que não são essenciais, e consequentemente, gastaremos menos tempo para atingir o mesmo resultado. Portanto, para reverter esse quadro é fundamental ter organização e autocontrole.

Para reduzir os esforços na execução das atividades é indispensável reduzir interrupções e distrações. Uma maneira de conseguir isso é reservar, diariamente, 5 minutos da manhã ou da noite para organizar as suas atividades em uma agenda.

Uma comunicação efetiva com a sua equipe pode ser outro grande auxiliador no gerenciamento do seu tempo. Um modo de começar a agir assim é refletir sobre a real necessidade do que precisa ser discutido pessoalmente, pois às vezes, um e-mail ou um telefonema é mais prático e eficiente.

Contudo, é necessário manter o equilíbrio. Descansar, divertir, passar um tempo com pessoas importantes na sua vida e evitar criar expectativas em obter resultados imediatos são práticas essenciais para aumentar a sua produtividade.

 

por Taynara Rodrigues

Assessora de Mídia e Conteúdo

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*